Província do Mato Grosso - Bolívia


[Voltar]


2 de fevereiro: Festa da Vida Consagrada

Província Maria Imaculada


Encontro REPAN no Amazonas com Ir. Rosangela Maria da Equipe Geral

Encontro repan no amazonas: laudato si
Encontro repan no amazonas: laudato si

MT: Ateliê santa Emilie

Aniversário de Ir.Maria Aparecida



Parabéns às nossas Irmãs pelo jubileu de Profissão Religiosa

Antônia - Haïti

Paulina Maria

Terezinha - Mt



Festa de Santa Emilie em Mangueiral - Livramento MT


Profissão Religiosa de Sonia Alzira Cáceres: 17 de janeiro de 2016

Celebrações

Festa


Votos perpétuos de Irmã Edinéia em Cuiabá!

Missão preparando esse evento

A profissão religiosa nos consagra a Cristo e à sua missão. Como ele, somos enviadas ao mundo para proclamar a Boa Nova de um Deus Pai-Mãe, que nos revela sua misericórdia para com os pobres e membros sofredores de Jesus Cristo e que dá sentido à vida ao comunicar-nos seu amor.

De 27 a 31 de janeiro de 2015 foi realizada a semana missionária em preparação aos Votos Perpétuos da Irmã Edinéia nas comunidades Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima no Jardim Vitória em Cuiabá- MT.

Accompanhe >>

Profissão definitiva de Ir. Ednéia em Cuiabá 1 de fevereiro de 2015

 

Neste domingo, 1° de fevereiro 2015, a Província da Imaculada Conceição de Mato Grosso, juntamente com a Comunidade da Paróquia São João Bosco, celebraram os votos Perpétuos da Ir. Edinéia.

Mais detalhes e fotos>>

 


Profissão Religiosa de Sonia Alzira  em Cáceres -  17 de janeiro de 2016

A Congregação vive um momento de ação de graças com a província de Mato Grosso por ocasião dos votos de Sonia Alzira Tossué Muquisái, jovem pertencente ao povo chiquitano. Junto com os leigos viveram uma semana intensa de missão na zona rural e na periferia de Cáceres. A celebração dos votos ocorrida na Paróquia São Sebastião - Cáceres,  mostrou seu percurso formativo , sua entrega e compromisso assim como a missão das Irmãs junto ao povo Chiquitano. Quase toda a aldeia se Sônia esteve presente na celebração.

 



Eventos

Campanha da Frater- nidade faz chamado para combate ao tráfico humano.

Unidos a nossos irmãos(ãs) do Amazonas vivamos a Campanha da Fraternidade deste ano como missionários (as).

Leia mais>

Encontros Regionais  no Mato Grosso, em Cáceres e em Cuiabá. 

Ler mais>

 

Festa de nossas Irmãs da Província do Mato Grosso  Irmã Maria Estêvão, Irmã Umbelina, Irmã Tezezinha do Menino Jesus...

Ler mais>

Joaninha partilha sua missão  na Amazônia, há 4 meses na Equipe itinerantte

 Fiz a primeira itinerância nas comunidades indígenas de Coari.

Ler mais>

Projeto das Equipes itinerantes na Amazônia>

 

 

Acompanhe a missão de Irmã Joaninha



Vestibular para os Chiquitanos

O Colégio Notre Dame de Lourdes, em Cuibá, Mato Grosso acolhe jovens vestibulandos. Ir. Marluce partilha esses momentos significativos:

 

Contentamento Geral

 

Estimad@s amig@s,

 

   Hoje, dia 05/02/2012, pela manhã, ocorreu o vestibular na UFMT para os Povos Indígenas. Nós hospedamos no Colégio Notre Dame de Lourdes, 30 Chiquitanos, 07 Nambiwara e 01 Paresi. Eles chegaram no sábado, às 17h50. Vieram em dois ônibus, disponibilizados pela SEDUC, apoiados pelo Prefeito de Porto Esperidião. Vale ressaltar que estamos vivendo um ano eleitoral e sendo assim, tudo se torna mais fácil... Eles saíram às 02h das aldeias do Portal do Encantado, passando pela Aldeia Vila Nova Barbecho e, em Porto Esperidião, encontraram os demais parentes: Nambiwara , Paresi e seguiram até Cuiabá.

Os três irmãos: Jurenilda, Onofre e João Antônio - Chiquitanos, filhos do Ito e da Lucinda, da Aldeia Nochopro Matupama - que já estão fazendo faculdade, colaboraram na organização, ajudando o novo grupo a viver esta experiência, pois é a primeira vez que participa um número expressivo de Chiquitanos no vestibular da UFMT.

   Senti um contentamento geral! Embora apreensivos, estavam serenos com a nova vivência Após o jantar, tivemos uma reunião, momento em que Jurenilda, Onofre e João Antônio deram algumas orientações. Também colaboramos, orientando-os sobre alguns pontos que seriam importantes levar em conta na redação. Todos estavam compenetrados. É impressionante sentir a responsabilidade e o compromisso expresso no olhar de cada vestibulando.

Foram dormir em seguida, pois o cansaço da viagem e a necessidade de refazer as forças eram determinantes para o merecido repouso. Despertaram às 04h e tomaram o café às 6h, para sair em seguida até a UFMT.

Como a espiritualidade está presente na vida do povo indígena, fizeram uma linda oração em nossa capela antes de sair. Havia um silêncio que falava alto... Era o sonho de alguns que se tornava realidade, a apreensão de outros e o contentamento de todos... Fiquei impressionada, pois foi em silêncio que se conduziram até o ônibus... Um silêncio leve, de paz e serenidade.
     Retornaram às 12h:30, compartilhando algumas questões e, como sempre, serenos e discretos. Havia sorriso nos lábios de todos e não senti desânimo e nenhum comentário negativo acerca da experiência... Sinto que eles/as vivem intensamente cada situação e, por isso, não há stress... Não há sentimento de competição e nem tão pouco almejar primeiros lugares com pensamento de ser melhor que alguém.

     Saboreamos um delicioso almoço, regado de alegria e fraternidade. Em seguida, eles organizaram suas bagagens para retornar e, antes de partir, desejaram registrar uma foto com todos. Estavam muito agradecidos por tudo que viveram.

     A Veroni aproveitou a carona, com destino à Vila Nova Barbecho, ficando na aldeia até o Curussé. Aproveitamos, também, e encaminhamos 25 pacotes de argamassa para a colocação dos pisos da Escola José Turíbio.

   Despedimo-nos , na certeza de nos encontrarmos para a festa do Curussé, no carnaval.     Vejam as fotos em anexo, que registraram esses momentos.

   Queremos deixar um agradecimento especial à Ir.Carmen, Francisca(Chica) e Cristiani, que deram uma grande contribuição na logística e refeições.

Meu abraço Chiquitano,
Marluce Almeida

p/Equipe Solidária aos Chiquitanos.