Amazonas: Notícias de 2012

[Voltar]

DE VOLTA AO AMAZONAS - EM 2012

Fundação em 2012

IGREJA DE MANAUS TUA VIDA É MISSÃO

 

Faz um mês que estamos na Missão em Puraquequara - Manaus – Amazonas

Chegamos aqui, Ir. Joaninha e Ir Edith, no dia 30 de março de 2012.

Fomos muito bem recebidas pelo nosso arcebispo, Dom Luiz, pelo nosso Pároco, Pe. Marco Antonio e pelo povo desta localidade.

Estamos ainda fazendo conhecimento da realidade: visitamos as famílias, os doentes, participamos dos encontros de catequese, liturgia, jovens, para conhecê-los e estar por dentro de sua caminhada. Nos momentos de dor, estamos presentes com nossa solidariedade, levando-lhes conforto e serenidade, sobretudo nos velórios e enterros. Para chegar ao cemitério, é preciso fazer uma viagem pelo rio. Já foram três e o último foi embaixo de uma chuva torrencial.

Todos os sábados de manhã, vamos para as comunidades do beiradão, comunidades às margens do Rio Amazonas, cujo trajeto é feito de lancha, com durabilidade de até uma hora e meia de viagem. As estradas aqui são as águas. Vamos com uma equipe de missionários voluntários: jovens e adultos que querem se dedicar à evangelização. È muito bonito ver essa juventude que em vez de estar em festas ou descanso e lazer, se doam para a Missão. Sempre nos acompanham, o Pe. Marco Antonio e o diácono Cairo, que será ordenado sacerdote no segundo semestre.

Entramos em contato com as pessoas da comunidade. Visitamos as famílias, preparamos a Celebração Eucarística. Há os que preparam pais e padrinhos para o Batismo das Crianças.

Na Comunidade Nossa Senhora de Nazaré, houve 13 batizados, sendo que um deles era o pai de uma das crianças batizadas.

Ainda não visitamos todas as Comunidades. A última visitada, é a dedicada a Nossa Senhora da Conceição, na Costa do Japuarama.

Visitamos também algumas comunidades dos ramais, estas em terra firme. Numa delas, a Comunidade de Santo Expedito, participamos da festa do Padroeiro, onde também houve batizados. São ao todo 19 comunidades que formam a nossa Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Pobres.

Fizemos o tríduo a São José Operário, na Comunidade Giró, onde ainda não existe Igreja-templo, mas a Igreja viva, do povo de Deus que se reúne, nas ruas, em frente das casas para celebrar.

Estamos aprendendo muito com o povo, um povo simples, acolhedor, sedento de Deus. Eles ficaram muito felizes com a chegada das Irmãs.

                                           Irmãs Edith Berri e Joaninha Honório

                                                     30 de abril de 2012

Veja fotos...

Igreja de Manaus tua vida é missão.

 

Queridas Irmãs e Irmãos,

Nossa Missão segue marcando passos e fazendo banzeiros nas águas do Rio Amazonas e no Lago Puraquequara.

Falando em lago, nosso povo ribeirinho sofre as consequências das cheias que desta vez é tão perto da maior cheia de 2009 e traz muito transtorno às milhares de família que vivem às margens do Rio Negro e dos lagos e Igarapés. Na zona Sul de Manaus o número de família é muito grande. No interior também. São vários municípios atingidos pelas cheias (42). O risco de contaminação é imenso. Até jacaré entrou numa das casas trazido pela enchente sem contar cobras e outros animais peçonhentos. E ao baixar esta água virão as doenças que são típicas na região. Que Deus possa sustentar esta gente sofrida e deixada à margem da vida e de condições dignas. Nesta hora é a solidariedade que conta. E nisto o povo brasileiro tira de letra. A Cáritas de Manaus está liderando a campanha SOS Alagados. 

 

Aqui em Puraquequara, zona Leste de Manaus, estamos às margens do lago, mas este recebe muita água do rio Amazonas e acaba subindo em proporção e atingiu, também, todas as famílias que moram ou tem seu mercadinho, seu restaurante, sua banca de peixe e outros.Tudo foi visitado pela água.Ver de perto tudo isso é algo indescritível, só vendo e sentido de perto como sofre esta gente nesta época; os governos nada ou pouco fazem na prevenção, fica tudo pra hora das enchentes e aí o povo sofre.

 

Edith participou de uma reunião com os representantes da CPT (= Conselho Pastoral da Terra) e de duas comunidades daqui da paróquia que estão lutando na justiça contra o Exército que deseja tomar posse das terras que os ribeirinhos vivem já há cem anos e o Exército insiste em dominar e nem sequer deixa entrar a Luz para Todos que é um projeto do Governo Federal. Passando nestas comunidades relataram para nós esta situação. Edith dá suas impressões: No dia 04 de maio”, participei de uma reunião, presidida por Marcos, coordenador da CARITAS de Manaus, representantes da CPT, das Políticas Públicas e Sociais, psicólogos, assistentes sociais e membros da Coordenação das Comunidades ribeirinhas São Francisco do Mainã e da Comunidade Nossa Senhora da Conceição de Jatuarana.

O objetivo da reunião: Reivindicar energia elétrica para essas Comunidades e apoiar sua luta pela posse da terra.

 

Um momento lindo está coroando nosso Mês de maio que - o círculo bíblico que estamos fazendo nas casas. À luz da Palavra se partilha a vida e se aprende com o povo e Deus nos sustenta. E também podemos ajudar a redescobrir outra imagem de Deus que salva.

Continuamos conhecendo a realidade, ainda há comunidades que não conhecemos. Com as pessoas já tivemos contato, mas ainda falta-nos ver onde se reúnem.

Irmãs queridas e queridos irmãos, com alegria e apesar de ainda não termos nem computador e nem internet, fazemos este esforço de partilhar com vocês a nossa missão, forma de estreitar os laços que nos unem.

Nosso abraço saudoso a todas/os e que Maria, a Mãe dos Pobres, nos abençoe.

Suas Irmãs da comunidade missionária Maria, Mãe dos Pobres.

Edith e Joaninha