SIPT no Gabão em julho e agosto

Eu venho com toda a alegria de minha alma e toda a plenitude de meu coração renovar e confirmar... (Emilie, 1857)

Nossas jovens irmãs Africanas se encontram em Libreville, Gabão para dois meses de preparação aos engajamentos definitivos.

De 1º. de julho a 1º. de setembro de 2012, as Irmãs: Angèle Ndour, Thérèse Ntumba, Nina Nzondo, Thérèse Ninga, Marie Noëlle Diouf, Rosette Kiki, Anne Marie Faye, Madeleine Nsang Nguema, Emérentienne Houegban Akouavi, Marie Thérèse Daba Diouf et Yvonne Senghor vindas dos países do Senegal, Gabon, República do Congo e Benin estarão reunidas para um tempo de refontização e formação.

Os grandes temas que nortearão esse tempo de aprofundamento serão: Integração psico-espiritual; identidade e pertença; Seguir Jesus Salvador na Vida Consagrada; Nossas raízes africanas; Horizonte missionário, As mulheres na Bíblia. Toda essa riqueza será perpassada pela experiência pessoal, comunitária, enriquecida com a diversidade cultural que cada uma traz em suas raízes africanas.

O retiro final contribuirá para integrar o que foram vivenciando ao longo dessa experiência, finalizando pela elaboração pessoal do projeto de vida e missão.

A chegada de cada uma foi marcada por uma nota de alegria, de acolhida calorosa e entusiasmo. A comunidade de Immaculée (em Libreville) cedeu o seu local para acolher as irmãs. Esse espaço muito bem preparado contribui para refazer-se em todos os aspectos e também para a oração, reflexão, partilha.

Na celebração inicial, do dia 1º. de julho, as jovens receberam um tecido em forma de “pagne”, gesto simbólico que representa o desejo de tecer juntas um projeto de vida, construído com a contribuição e riqueza de cada uma. O texto expressa: « Como mulheres, vocês jovens, cheias de vida, de alegria, de desejos e de projetos estão reunidas, prontas a dar o passo para deixar-se tecer pelo Grande Tecelão de nossas vidas. Este “pagne” tem a forma de uma esteira. É a esteira do encontro que acompanha todos os momentos da vida na África.”

Um outro gesto significativo foi a entrega de três pedras, simbolizando o “tesouro” que carregamos no coração e que queremos guardar com muito carinho: “Este tempo é um momento importante para reler, pensar de novo, mas sobretudo, reforçar e renovar “os tesouros de vida” que cada uma leva dentro de si. Toda a congregação as acompanha. Recebam estas três pedras preciosas que nós confiamos no início de seu encontro como três tesouros. Possam ajudá-las a viver a experiência pessoal de Jesus através da escuta de sua Palavra e da realidade do mundo, particularmente a da África.”

.

De 2 a 6 de julho, o Padre Whilner (cicm), Haitiano, em missão na República Democrática do Congo, ajudará as jovens em sua integração psico-espiritual. Ao longo desses dois meses, nós daremos notícias do desenrolar das atividades. Agradecemos a todos(as) por nos acompanhar com suas preces e notícias.

Ivanete Dal Farra