Visita da Equipe Geral de animação na Argentina

[Voltar]

OUTUBRO : Visita da Equipe Geral na Argentina

Uma semana de muitas visitas

Balcarce foi o primeiro destino da semana. A comunidade nos falou da missão educativa que realizam com o novo projeto de escola agrícola que lhe deu novo rosto e credibilidade.

À noite, um encontro com professores, pais e diretores, veio confirmar os benefícios da mudança realizada. Todos testemunharam a alegria e satisfação de trabalhar neste espaço onde se sentem como iguais.

Uma outra parada : Córdoba. Um colégio administrados pelos leigos com orientaçao da Provincial, Ir Cecilia. Para acolher-nos o alunos dos dois turnos vieram de manha. Dramatizaram cenas da vida de Emilie desde sua decisao até a morte. Um momento emocionante! Os olhos de todos fixos no que se passava. Seguimos depois para um momento especial de encontro com o corpo docente sobre a importancia da missao educativa dentro do carisma e finalizando com um almoço com coisas típicas. Visitamos a escola e fomos descansar um pouco na casa da antiga diretora que estava presente. À noite saboreamos um delicioso jantar com a equipe diretiva.

A segunda parada foi em Tucuman. Aí encontramo-nos com a comunidade das irmas e os dois grupos de leigos que acompanham: um de espiritualidade e dança e outro de pastoral da saúde. Tivemos a alegria de escutar os alunos que nos mostraram as atividades dinamizadas por eles mesmos.

Outra visita foi à comunidade que vive no bairro San Pablo e trabalha no colegio e também acompanham uma casa de retiros para atender grupos de paróquias e dos colegios. Reunimo-nos com o grupo de leigos que acompanham. Muitas sao catequistas. Na mesma noite seguimos viagem.

Aimogasta nos acolhe com alegria. Com as irmas partilhamos a vida e missao. Encontramo-nos com os leigos a quem acompanham na catequese . Um local por onde passaram muitas irmas e que deixou muitas marcas das lutas por vida.

No caminho para La Rioja fizemos uma parada no Señor de la Peña. Uma rocha que se desprendeu de um dos morros e que retrata a figura de um rosto. Um lugar de peregrinaçao ao pé dos morros que irradia muita energia. Em La Rioja, visitamos o jardim maternal onde atua uma das irmas e aí escutamos a nova proposta educativa para este tipo de jardim maternal. Seguimos para encontrar-nos com outro grupo que atua mais na militância sindical com as mulheres. Aí a memória de D. Angeleli foi cantada e celebrada com muita emoção.

Balcarce

SETEMBRO : Visita da Equipe Geral na Argentina e no Uruguai

Nossa visita na Província da Argentina-Uruguai começa com uma reunião com a equipe provincial. Compartilhamos momentos mui enriquecedores.
No dia seguinte é a comunidade de Belém que nos acolhe e partilhamos a sua vida e a missão.
Depois tivemos o encontro com a equipe ampliada composta por irmãs e leigos.
Eles compartilham conosco o caminho da formação contínua. Após a reunião, dirigimo-nos para o Convento para o almoço de festa com as irmãs.

No momento da sobremesa uma surpresa: um grupo musical interpreta para nós canções do país. Magnifico !!!

Na noite desse mesmo dia uma bela missa em Lomas, preparada pelos diretores da CIC e celebrada pelo Bispo da diocese de Lomas e pelo bispo auxiliar, que falou de Emilie, lembrando a importante missão das irmãs para os mais pobres e também na educação.

Depois da missa um lanche é compartilhado em um ambiente familiar com as irmãs, diretores, professores e amigos.

Comunidade de Guadalupe

Na comunidade de Guadalupe, tivemos tempo para partilhar a vida e a missão que cada um realiza nas escolas, na administração, ação social nos bairros pobres e nas missões itinerantes.

Mini assembléia :
Irmãs e leigos

Nos dias 10 e 11 de Outubro participamos de uma mini- assembléia : irmãs e leigos. Alegria e entusiasmo da parte dos participantes... Compartilhar as boas notícias deste ano. Claro que a grande novidade que cruzou toda a vida da província foi a canonização. Outro ponto importante foi a leitura e aprofundamento da carta Nossa Boa Madre à Irmã Marie Gemaine Merliot, escrita no dia 7 de setembro de 1853. "Esta mulher sempre nos surpreende!"

E, finalmente refletimos sobre o Projeto Azul do  Fórum Social a ser comemorado no mês de outubro de 2016 ... e continuamos com ânimo o caminho ...

Carmen de Patagones

Norma e Marie Beatrice participaram do encontro com os leigos de Carmen de Patagones. São o Grupo Azul e os grupos bíblicos que Ana Ester acompanha assim como os grupos que Dorita acompanha na formação com cursos quando ela vem.