Encontro de Educação em Castres: Julho de 2017

[Voltar]


III ENCONTRO CONGREGACIONAL DE EDUCAÇÃO

22 de julho

No sábado, dia 22, conseguimos realizar a parte final do projeto sobre a organização geral, propor sugestões para melhorar a comunicação e a troca de experiência a fim de partilhar as riquezar e criatividades que são tantas. Também se fez a sondagem para a próxima coordenadora. Finalizamos o dia participando da missa da festa patronal na Igreja de São Jacques.  Quando chegamos de volta na Casa Mãe os leigos de Emilie já nos esperavam com uma mesa repleta.  Um jantar pleno de reencontro, alegria, fraternidade... enfim, uma festa!

 

Domingo, um passeio histórico em  Carcassonne! Maravilha de conhecimento desta cidade medieval que encantou a todas. Valeu à pena conhecer  este local pleno de história.

 

21 de julho

A coordenação do dia foi feita por Adèle da província de Senegal. Nós aprofundamos e continuamos com as linhas de orientação do eixo: "uma educação humanizadora e transcendental." Foi uma partilha dos trabalhos em grupos muito enriquecedora, tocando em profundidade nossa missão educativa como missão salvifica. Às 11h, na Eucaristia com a comunidade, nós nos juntamos à província de Benin rezando por Marie Justine nessa data da sua pascoa eterna. Em seguida, voltamos para a sala para compartilhar a missão da escola de Lloret del Mar com Pedro e Margarita, os professores que não puderam estar nos primeiros dias do encontro. Assim, novamente vimos o quanto a educação em nossas escolas promove o protagonismo dos alunos na sua aprendizagem.

 

Na parte da tarde, Nuria expos um icone de Emilie "LIDER" a partir de uma situação de conflito no refugio. Retornamos aos grupos para refletir sobre a gestão e destacar as habilidades necessárias para nós hoje, sugerindo pontos para adicionar ao projecto de congregação. Concluimos  com uma oração partilhada.

20 de julho

Dia de trabalho intense coordenado por  Astrid da comunidade educativa da Horta, Espanha. Depois de uma breve oração, ela nos diz sobre o que realmente a marcou com as irmãs azuis: a generosidade e atenção ao outro. E nós realmente tocamos com as mãos na família das irmãs, na família de Emilie de Villeneuve e na família de Laure.

O trabalho da manhã consistiu em redigir em grupo por lingua as  linhas de orientação do projeto. Na parte da tarde, foi a apresentação dos  trabalho de grupo com a oportunidade de reagir. Foi um dia de muito trabalho, de partilha colaborativa, de escuta e sintonia ... "Como somos felizes quando Deus Só  reina em nossos corações ..."

 

19de julho

Dia 19 fomos para Toulouse. Na catedral Saint Etienne onde foi batizada Emilie, renovamos as promessas batismais e, em seguida, nos dirigimos ao oratorio de Sao Francisco Xavier onde Nossa boa Madre fez o envio das quatro primeiras missionarias. Em seguida, conhecemos Toulouse guiadas por dona Sabine, mãe de Laure. Agradecemos muito sua gentileza e sua disponibilidade.  

18 de julho

Iniciamos o dia 18 com um momento de oração expressando como nos sentíamos nessa etapa do encontro: a paz, a alegria, o reconhecimento, a paixão pela missão educativa... tantas forças que nos animam a continua a reflexão a manhã toda sobre o contexto mundial.

 

À tarde, nós trabalhamos sobre os eixos do projeto para extrair os fundamentos.  Este trabalho em grupo, por línguas, continuará nos dias que seguem, pois amanhã nos colocaremos nos passos de Emilie a caminho de Toulouse. Finalizamos o dia fazendo memória dos últimos momentos da vida de Emilie  com a celebração na sala de souvenir.

17 de julho

Ver fotos >

 Começamos com o canto “dá- nos um coração grande para amar.

 

Mujeres nuevas, creadoras de la historiaMulheres novas, criadoras da história, Construtoras da nova humanidade ….

E continuamos cantando a canção de Cecilia Riberi: Da-me olhar, Senhor teu olhar, grava-o em meu coração,

Onde ama o teu amor,

 Teu passo constante, teu gesto criador

Muito dispostas, de coração aberto, começamos a trabalhar. Emilie deu respostas às necessidades de seu tempo. Hoje dedicar-nos-emos ao contexto mundial e à tarde visitaremos os lugares de nossa origem: Hauterive.

Reunidas em três grupos, por línguas, com alguns textos propostos como suporte, indicamos aspectos relevantes do contexto mundial para pensar o nosso projeto educativo.

Foram socializados por tópicos e ouvidos com muita atenção e reflexão pelas participantes.

Se presentan los trabajos de cada grupo y se escuchan reflexivamente

À tarde, visitamos Hauterive, a capela e o castelo, a mesa de pedra onde fizemos um linda celebração renovando nosso compromisso de educadoras e fomos calorosamente recebidas pela família de  Gaix,  descendentes de Coralie. Em Castres, passamos pela Rua Tolosane, lugar da primeira casa onde Emilie morou, depois vimos o lugar onde era a antiga prisão e a igreja de La Plate, onde Emilie recebeu o hábito. 

 

Astrid e Graciela

16 de julho

Ver fotos >

 

Início do dia 16-07-2017, Nossa Senhora do Carmo, com uma canção à Virgem Maria entoada por Marluce. A coordenadora do dia, Raquel, propõe seguir a partilha de experiências.

 

O Gabão tomou a palavra para compartilhar sua experiência significativa baseada na formação de pessoal para uma educação de qualidade. Em termos práticos, isto é conseguido por atividades pedagógicas educacionais (caligrafia, reforço das capacitação pedagógica especialmente em francês),  humanas (educação do caráter, trabalho sobre relações interpessoais e gestão das energias e espiritual (retiro, confissão, adoração, missa, aprofundamento de textos de Emilie).

 

A Espanha apresenta o Dia de Emilie como uma experiência significativa. É um dia de solidariedade para os refugiados de todo o mundo. O projeto é incentivar os alunos a tornar-se as mãos para os Refugiados. Várias atividades de solidariedade, como a caminhada solidária, corrida solidária e almoço solidário organizada para beneficiar os refugiados.

Às 11 horas, a missa dominical nos reune com todos os moradores da residência e os paroquianos do bairro muito alegres com a nossa presença em Castres.

O Benin parte do desenvolvimento de atividades extracurriculares para desenvolver as capacidades dos alunos e estimular seu desempenho acadêmico. Trata-se do futebol, basquetebol, jornalismo, escoteiros, patinação e dança.

Para a Argentina, o tema: "Quando dignidade está em jogo, nos con – movemos” orientou todas as suas experiências significativas. É uma proposta pedagógica em um projeto socio-comunitário-social. O conhecimento construído e compartilhado sob o eixo da cidadania contribui para a transformação global da sociedade particularmente através da educação ambiental.

Ressaltamos que, depois de cada intervenção os participantes  tinham a oportunidade de reagir fazendo perguntas, encorajando e felicitando.

 Depois de uma pausa, Marly, coordenadora geral faz sua apreciação de todo o vivido, o acompanhamento e as dificuldades (comunicação) encontradas na apropriação do projeto pelas províncias.

Continuamos com uma apresentação de proposta de plano para o novo projeto.

O nosso trabalho termina com uma oração diante da Virgem coroada qondde depositamos um símbolo por grupo de partilha, pedindo a Maria, Nossa Senhora do Monte Carmelo de nos apoiar na nobre missão educativa que Emilie nos legou para que o carisma viva em todas as nossas comunidades educativas.

 


Irmãs Louise Marie DIAW e Gilles Aimée CISSE

15 de julho

As Participantes deste III Encontro Congregacional de Educação tornam presentes as  províncias: Argentina-Uruguai, Benin, Europa, Gabon-PAC, Mato Grosso, Paraguai, São Paulo e Senegal-PAO.

Após abertura oficial com uma atividade de entrosamento das participantes, experiências significativas geradas pelo Projeto Educativo Congregacional foram socializadas pelas representantes das Províncias revelando a presença viva do Carisma Azul nas unidades educativas.

São Paulo: Uma experiência significativa centrada sobre a formação contínua das diferentes equipes educativas, da mantenedora e das instituições sociais para manter vivo o carisma.

Senegal: Uma experiência significativa centrada sobre a formação integral de todos os atores da educação: Pais, professores, gestores, alunos.

Paraguai: Uma experiência centrada em atos concretos de solidariedade (construção de casa, refeição semanal para pessoas necessitadas) para a formação de jovens responsáveis e comprometidos com a vida.

Mato grosso: O projeto « Pelo sangue, pela vida » construído pelos alunos e professores a partir da experiência pascal foi uma experiência educativa multidimensional e transversal. Os jovens foram agentes de transformação Social, ao promover a doação de sangue ao hemocentro. Uma ação que fez a diferença na sociedade.