Pastoral da Criança em Haïti

Participação na inauguração do Espaço de saúde Zilda Arns  em Porto Príncipe

Irmã Rosangela Maria Altoé

Ver fotos>

Foi uma surpresa o convite de Dr. Nelson Arns para ir com ele participar da inauguração do “Espaço de saúde Zilda Arns” no Haiti.
Esta foi uma missão bem curta, uma semana apenas, mas bem cheia. Saímos  de Curitiba com a sensação térmica de -2 para chegar em Porto Príncipe com quase 40 graus. Quanta mudança tão de repente!

Ao chegar,  Rosa Boni e Antônia foram nos receber no aeroporto. Também esteva presente um representante da Embaixada, o que facilitou os trâmites de documentação.   Seguimos direto para um breve encontro com o presidente da Conferência dos Bispos de Haiti e também responsável pela Pastoral da Criança (Pastorale de la Première Enfance), Mgr. Chibly Langlois que sairia em seguida para orientar um retiro. Só então fomos o local de hospedagem – o mesmo que ficamos  em 2010 – na casa das Irmãs Dominicanas.

Após o almoço, seguimos direto para uma reunião com o representante do Ministério da Saúde a quem apresentamos a pastoral  e buscamos informações necessárias sobre saúde da gestante e da criança  para completar  o caderno do Líder.

No retorno, uma passada rápida pelo local onde estávamos na hora do Terremoto;  Dr. Nelson pode  conhecer e fotografar esse local marcado na memória de todos que conviveram com Dra. Zilda.  Daí seguimos para um encontro com o arcebispo de Porto Príncipe, D. Guire Poulard com quem conversamos sobre a Pastoral.

Após  o jantar, um encontro com as irmãs brasileiras que estão no projeto CRB/CNBB  e conhecer um pouco do que estão realizando no Haiti. No meio da conversa a luz se foi e continuamos na escuridão.  O que restava fazer era voltar e descansar um pouco depois de  uma jornada bem puxada e sob um calor muito forte.

No dia seguinte, antes de sair,  visitamos as mães que aguardavam atendimento para receberem alimento ou consultas na obra das irmãs Dominicanas e conversamos com algumas gestantes. Depois seguimos para o encontro com o Representante do Unicef.

Após a reunião, uma passada na comunidade de nossas irmãs em Cazeau. Detalhe: ninguém em casa. As vizinhas logo disseram que estavam nas tendas. Em 2 minutos chegamos lá e para surpresa chegaram  também os Irmãos de la Salle com quem elas trabalharão. Fizemos as apresentações,  articulações para que a Pastoral chegue logo  a Port de Paix  e depois fizemos um percurso pelas tendas com Rosa Boni que  nos  levou para visitar algumas gestantes com quem conversamos um pouco. Depois visitamos a escola dos Irmãos de La salle onde um grupo de jovens mexicanas realizavam atividades com as crianças que logo iniciarão o ano escolar.

À tarde, inauguração do Espaço Zilda Arns. Representantes da Saúde de Cuba, Brasil e Haiti. Um momento singelo, de reconhecimento  e respeito pela dedicação de Dra. Zilda na defesa da vida de gestantes
 e crianças pobres  e  o exemplo de solidariedade para com os países. Nossa família azul estava presente nesse momento.¬

De Porto Príncipe fomos para Fort-Liberté num aviãozinho monomotor que sobrevoa baixinho e vemos todas as montanhas enquanto voamos. Que medo!
Imaginem que a previsão era sair às 8h, mas  saímos somente às 11h. Sem nenhuma explicação. E mais, minha mala ficou. Ao chegar em Cap Haitien tivemos que esperar o voo seguinte que traria minha mala. Só chegamos às 2h em Fort liberte.  Foi o tempo de almoçar e saímos para um encontro com as líderes de uma paróquia que nos esperavam. Uma mistura de Creole, francês e espanhol: era assim que nos fazíamos entender.  Encontro que se repetiu no dia seguinte em mais 2 paróquias.  Escuta, partilha e orientação sobre as últimas pesquisas que falam sobre a importância dos cuidados com o bebê nos primeiros mil dias de vida  foram o tema do encontro.
No final desse dia fomos visitar o Forte, hoje ruína do que foi o local de resistência  de onde conquistaram a sua liberdade.

De retorno à casa do Bispo, raspamos o que restava da sopa.

Seguimos  de carro para República Dominicana. Depois de 5h de viagem,  chegamos e fomos para o encontro com gestantes  dominicanas e haitianas. Um trabalho bem específico com materiais elaborados pelo Coordenador que fez doutorado em Pastoral da Criança pela USP.  Depois  dessa maratona  fomos  jantar na comunidade de Pe. José Navarro e, a essas alturas, o que mais queríamos era um bom descanso.

Domingo, dia do Senhor,  na sede da Pastoral Materno Infantil (como chamam a pastoral em República Dominicana)  nos esperavam coordenadoras diocesanas e paroquiais, líderes, mães e crianças acompanhadas para uma celebração eucarística festiva, presidida pelo Pe. José Navarro García, Jesuíta e coordenador Nacional da Pastoral da Criança no país.  Ouvimos testemunhos de líderes, coordenadoras e mães. Também pudemos expressar o que quisemos , Dr. Nelson e eu. Ao final uma linda homenagem com cantos das crianças que foram acompanhadas pela pastoral e que hoje fazem parte de um coral. Lindo! Emocionante!

Na manhã do dia seguinte, um tempo na sede para Dr. Nelson orientar sobre aspectos administrativos, e do sistema de Informação da pastoral.
Depois de dias tão cheios, retorno ao querido país, cansados, mas felizes com os encontros realizados, orientações feitas e a alegria de ver que as ações da  Pastoral da Criança seguem  levando vida a muitas famílias pobres.
Tenho o coração agradecido a Deus e alegria de ver o Carisma Azul presente junto aos mais necessitados de nosso continente. Não era esse o desejo de Emilie?