MISSÃO AZUL NO BURKINA FASO


[Voltar]

No Burkina Faso - Pouytenga

Uma imensa multidão na colina de Yagma

"Em família com Maria, no seguimento de Cristo, luz do mundo, celebramos e transmitimos nossa fé".


  Com esse tema, os fiéis católicos de Burkina Faso viveram nesse domingo, 2 de março de 2014, a peregrinação nacional como ação de graças ao Senhor pela criação como cardeal, de Monsenhor Philippe Ouédraogo. Segundo cardeal da Igreja de Burkina Faso após o cardeal Paul Zoungrana, falecido em 4 de junho de 2000. O acontecimento foi vivido na alegria, no fervor e na simplicidade.


  Toda a Igreja-Família de Burkina Faso estava unida ao redor do novo cardeal e dos bispos que vieram de toda parte da Burkina, Niger, Togo e Mali. Marie Odette e Anne Béatrice se uniram à oração desta grande multidão, rezando pela paz em Burkina Faso e na África. Todas as intervenções ressaltaram fortemente as qualidades de homem exemplar do novo cardeal e a imagem que ele encarna. Um bom pai para todos.


  Durante sua homilia, este último nos lembrou que «o cardinalato é nada mais que um serviço», convidando-nos a servir unicamente a Deus e a não se deixar guiar pelos bens materiais, efêmeros. Além da sobriedade dos locais, e o entusiasmo da multidão, as ofertas foram apresentadas no altar por pessoas deficientes e necessitadas. Um gesto que corresponde fortemente à mensagem do Papa Francisco, que lança este convite a todos os cristãos: «A exemplo de nosso Mestre, nós, os cristãos, somos chamados a olhar a miséria de nossos irmãos, a tocá-la, a assumi-la sobre nós e a trabalhar concretamente para aliviá-la.» Que nós possamos viver essa mensagem durante esta quaresma. É nosso desejo para cada um e cada uma no começo deste tempo forte.


 Suas Irmãs da comunidade de Pouytenga: Marie Thérèse, Sophie, Marie Odette et Anne Béatrice

24 de dezembro

Após as lindas celebrações a Imaculada, este tempo de espera da vinda de Jesus, Príncipe da Paz, nos dá a ocasião de partilhar com vocês, alguns momentos fortes de nossa vida de comunidade e de missão em Pouytenga. Desculpem por este longo silêncio devido à irregularidade da conexão. Após várias tratativas, temos, enfim, acesso à ADSL e isso facilita bem a comunicação, mesmo se o processo é lento. Acompanhadas de um número de telefone que lhes transmitimos: (00 26) 40 70 67 48, é muito prático se não há rede. Experimentem e verão.

 

Obrigada a cada uma pelas notícias recebidas através da visita de nossas irmãs Agnès Rita, Marie Yvonne e Marie Justine. Obrigada por sua presença e pequenas delicadezas que sempre aquecem o coração. Estamos unidas à província do Benin pelo Jubileu dos 25 anos de chegada das irmãs da Imaculada nesse país. Irmã Sophie, antiga missionária nos representou muito bem. Através dela recebemos notícias de nossas irmãs do Senegal, do Benin e do Gabão.

 

Após o mês de outubro, vários acontecimentos marcaram nossa presença no CREN (Centro de Recuperação Nutricional) com Marie Thérèse e os dois estabelecimentos primário e secundário com Sophie e Anne Béatrice. Juntas, nos organizamos aos poucos, considerando a diversidade de nossa missão, mas também numerosas atividades tanto em nível paroquial como diocesano.

Em torno a nosso projeto comunitário, somos constantemente solicitadas põe nosso compromisso a serviço dos simples e pequenos. Sentimos que Deus age em nosso dia a dia. Tomamos o tempo necessário para rezar, escutar, acolher, mas também aprender a partir da coragem das mulheres. Elas mantêm sempre a direção do lar. Estão presentes no mistério da vida que começa. Ajudam-nos sobretudo a caminhar com coragem que dá a confiança.

 

 É esta linda experiência do CREN que partilhamos com Marie Thérèse

Em nome do CREN, Notre-Dame de la Consolation de Pouytenga, ou PMI como denominaríamos no Senegal, venho, através de algumas linhas, lhes dizer o reconhecimento pelo seu apoio em relação a nós. Trabalhamos três dias por semana: terça-feira, quarta-feira e sexta-feira. Os outros dias são reservados às animações e acompanhamento das crianças doentes, malnutridas, nas cinco aldeias nas quais assumimos a formação sobre diversos temas e através de palestras. O CREN começa às 8h e recebe, sem exceção, todas as crianças de 0 a 59 meses: os malnutridos, os órfãos, as crianças abandonadas ou de mães deficientes mentalmente, as crianças zero positivas, as crianças cujas mães são alunas nos liceus ou colégios ou cujas mães não tê leite suficiente para amamentar. Pesamos, medimos o perímetro do braço. E de acordo com o resultado dos dados obtidos, a criança é classificada entre os MAS (Mal nutrição aguda Severa) ou os MAM (Mal nutrição Aguda Moderada). É feita uma consulta a todas as crianças após as classificações e uma receita lhe é fornecida, se necessário. Assim, trabalhamos em estreita colaboração com o hospital de Pouytenga para assumir melhor as crianças.


No CREN, fabricamos três espécies de alimentos enriquecidos à base de mil, arroz e de milho misturado com sal iodado, assucar, amendoim, leite, pão de centeio, soja ou lentilhas. Esta farinha é distribuída às crianças malnutridas por meio de uma pequena contribuição das mães. Nós lhes ensinamos a fazer o alimento em casa por meio de demonstrações no local ou nas aldeias.

 

No dia 21 de dezembro de 2013 organizamos pela primeira vez um Natal para as crianças no CREN. Uma grande novidade em Pouytenga. Graças à generosidade de nossos benfeitores, as crianças terão a alegria de ser visitadas pelo Príncipe da paz, pois toda boa ação é sinal da presença e do do amor de Jesus. Já imagino a grande alegria e felicidade dos pais que beneficiarão destes modestos dons. E quantas crianças doentes não terão esta chance? Quantos entre eles morrerão, não somente por doenças, mas também de fome?

 

Neste ano tivemos a formação sobre as AGR (Atividades Geradoras de Entradas) em Ouagadougou para ver como ajudar os pais, sobretudo as mães a serem auto suficientes. Uma quantia será entregue a algumas mulheres. Isso lhes permitirá realizar atividades que podem melhorar a condição de vida do seu lar. H´-a ainda muito por fazer para aliviar, curar, salvar vida inocentes e fazer ouvir suas vozes que gritam sem ecos.

 

A partir de janeiro de 2014, Marie Thérèse garantirá, todas as segundas-feiras, uma permanência no Liceu Notre Dame. É um espaço de escuta, de diálogo e de conselho oferecido aos jovens. São organizadas palestras sobre a higiene preventiva, aguardando a organização da visita médica.

 

 Ao lado do CREN, temos a escola primária Notre Dame, onde Sophie se dá generosamente à missão com uma equipe de oito professores.

 

Neste ano ainda, o número de passagens dos professores do particular para o público reduziu nossa equipe a seis, o que torna o trabalho mais duro e mais exigente com um efetivo de quase 400 alunos distribuídos em seis classes.

 

Desde o ano passado, eu faço parte da comissão diocesana para a elaboração de um documento para o ensino de instrução religiosa em nossas escolas, pois até então, nada se faziam considerando que a escola católica é obrigada a seguir exatamente o programa oficial após a assinatura da convenção com o Estado que paga os professores do primário. Este ano, a Direção diocesana me pediu de fazer parte da comissão nacional para coordenar os trabalhos que se fazem nas dioceses em vista da elaboração de um documento nacional para o ensino religioso. Essa comissão é composta de uma irmã da Anunciação, de um irmão da Sagrada Família e eu. Cada mês temos um encontro em Ouagadougou para recolher os ecos das dioceses. É um trabalho que exige muita paciência e mobilidade... Fizemos nosso primeiro Conselho Diocesano do Ensino Católico. É uma instância que ajuda a pensar no ensino em nível da diocese. São muitos encontros!!!

 

Eu assumo também o acompanhamento da comunidade dos funcionários da paróquia que, após a renovação do escritório, é muito dinâmica e precisa. Cada primeiro domingo do mês, eles vêm rezar em nossa capela ou partilhar sobre o tema proposto pela diocese: «Ai de mim se anunciar o evangelho».

 

Quanto ao liceu Notre Dame, é apaixonante tudo o que faz no dia a dia com nossos jovens.

 

Com efeito, desde o mês de setembro de 2013, começou seu 3º ano com 202 alunos distribuídos em 3 classes (6ª, 5ª e 4ª). Juntos, pais e alunos, queremos promover a PAZ e a JUSTIÇA num diálogo permanente, levando em conta a diversidade sócio cultural, e RELIGIOSA. Estando num meio sensível, cristãos e muçulmanos, queremos viver na LIBERDADE e no RESPEITO mútuo. São os pilares de nossa educação para que esses jovens cresçam em humanidade, sustentados por sua FÉ. Escolhemos dois sinais de solidariedade, vividos através da água e da bicicleta. 

 

Nosso Liceu se encontra no centro de um bairro popular, próximo do grande mercado de animais. Vemos desfilar constantemente, mulheres e crianças, vendedores ambulantes, motos, bicicletas, bois, cabras... Fora das 3 salas de aula, a pompa é o único elemento que se encontra no meio do pátio. É o lugar do encontro das mulheres que vem buscar água. De manhã, muito cedo, ao meio dia ou à tarde, elas vêm buscar água com baldes ou bacias. As torneiras do bairro estão frequentemente sem água. O desfile do abastecimento e do acesso à água potável é real em nosso bairro. O acesso à água é uma oportunidade para nós de viver a solidariedade com nossos vizinhos. Durante o recreio, ajudamos às vezes, as mães a encher suas bacias, acionando a pompa, pois isso exige força e nós temos...


A bicicleta também é um instrumento de solidariedade entre nós. Com efeito, alguns alunos moram longe (10 a 15 km) e não a possuem. Eles são então “rebocados” pelos colegas. É preciso pedalar duplamente muitas vezes com o estômago vazio. Ou então, como Amina, que empresta sua bicicleta à sua amiga para que ela vá comer. Durante esse tempo ela fica na escola. No Liceu Notre Dame, vivemos a Solidariedade ajudando-nos mutuamente. Formamos grupos de trabalho sobretudo durante o período dos deveres e das composições.

 

A informática no Liceu Notre Dame.


Não queremos ficar à margem de nosso mundo. Introduzindo essa possibilidade este ano no Liceu, visamos cinco objetivos:

- Permitir aos jovens de se familiarizar com a informática e a internet.
- Colocar as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (a informática e a internet) à disposição dos jovens num objetivo pedagógico.
- Suscitar entre os jovens o gosto pela pesquisa e pela informação do saber e saber-fazer.
- Permitir aos jovens de estabelecer laços enriquecedores com outros jovens, associações sócio culturais no país e em outros lugares.
- Contribuir para a instauração de uma cultura sadia da informática e da internet.

 

Tornou-se um costume fazer com que o mês de dezembro seja marcado por acontecimentos perturbadores e greves repetidas nos estabelecimentos. De vez em quando recebemos a visita de jovens de outros liceus para fazer sair os alunos e ninguém pode fazer nada...

 

 Novos horizontes e abertura em nível da Vida Consagrada no Burkina
Nós procuramos participar das atividades propostas pela Vida consagrada no Burkina Faso/Niger. Assim, de 25 a 27 de outubro mais de 60 Superiores (as) Maiores e delegados (as) participaram da Assembleia Geral Ordinária realizada em Ouagadougo. Nossa presença foi a ocasião de se inscrever como membro desta União e de poder beneficiar das informações e formações propostas durante o ano. Marie Thérèse participou no dia 1º de dezembro dos festejos dos 10 anos da Associação Entre Institutos e Avec (AsIEnA). É uma linda iniciativa das congregações que estimulam a solidariedade e o auto encargo dos mais desprovidos, favorecendo a criação de Mútuas de Solidariedade (MuSo). Esses grupos de microempresas empreendedores favorecem não somente a poupança e o crédito, mas também a partilha de experiências e as formações econômicas e sociais. É um modo, para nós, de descobrir a preocupação da Vida Consagrada em estar ao lado dos mais desprovidos, colocando-se em rede a solidariedade.

 

Encontro das Aspirantes


A Pastoral Vocacional é muito bem organizada, tanto em nível das Comunidades Cristãs de Bases de Base (CCB) como em nível da paróquia. Recebemos regularmente visitas de jovens que querem seguir Jesus e conhecer melhor o Carisma de Emilie. Essas aspirantes são umas trinta, provenientes de vários locais. Pensamos reuni-las durante as férias de Natal para um mini retiro. Nós as confiamos às suas fervorosas orações, a fim de que elas possam um dia realizar seu sonho: servir o Senhor em nossa família Azul.

Visitas e partilhas na fraternidade.


Na tarde do dia 8 de dezembro, entre as numerosas visitas, recebemos Monsenhor François Rouhamba, bispo de Koupéla, que veio nos desejar Boas Festas da imaculada. Regularmente nos encontramos com as 2 comunidades SIC e a equipe pastoral para um tempo de oração e de partilha sobre nossa missão. Em breve, aprofundaremos a nova Exortação do Papa Francisco, Evangelii Gaudium. É a ocasião para cada um de lê-la e meditá-la. Nós conseguimos ter a missa em comunidade uma vez por mês. Isso nos permitirá celebrar juntas a Eucaristia, momento importante de nossa vida diária. No dia 24 de dezembro, nossa comunidade está encarregada de acolher os agentes pastorais da paróquia e de preparar o pequeno réveillon com os recursos que temos. Juntas, queremos viver um Natal lúcido, que não fecha os olhos sobre a pobreza desesperadora de tantos homens e mulheres, nem a inquietação dos jovens diante de seu futuro. Na alegria do Nascimento de Jesus, príncipe da Paz, nós lhes desejamos
 
Que nossas partilhas de votos permitam a nosso mundo de irradiar um pouco mais desse Reino de justiça, de paz e de alegria que o Menino do presépio veio inaugurar entre nós. Na aurora deste novo Ano, nós lhes dizemos:
  
  

BOM E FELIZ ANO 2014 

Suas irmãs Marie Thérèse, Sophie e Anne Béatrice.