COMUNIDADE MISSIONÁRIA DO HAITI: NOTÍCIAS


[Voltar]


Vida de nossas Irmãs do Haiti: junho de 2014

À nossa querida 'Família Azul',

 

Com a certeza de que Jesus está entre nós, oferecendo-nos o dom da sua paz, cumprindo sua promessa de que o Espírito Santo estará sempre em nossas vidas, para o anúncio da boa nova... fazemos nossas as palavras de Jesus dizendo-lhe: "A paz esteja com vocês" e  vos desejamos uma Feliz Festa de Pentecostes.

 

Queremos compartilhar com vocês as boas notícias e outras que são menos boas, mas que fazem parte da nossa vida.

 

Uma boa notícia, é que a Congregação tem a esperança de sua primeira vocação haitiana! Sim e com um processo de dez anos de busca de nosso carisma. Já no México (em agosto de 2011) Abigail disse-nos que "havia uma jovem haitiana que queria nos  conhecer. Um Irmão haitiano das Escolas Cristãs de lanSalle lhe havia falado sobre a Congregação. Enquanto estudava na República Dominicana a jovem entrou em contato conosco por email e nesta quarta-feira dia 4, ela veio visitar-nos. 

 

Para que todos possamos acompanhá-la, aqui está seu nome Dayca Metayer. Ela tem 26 anos, acaba de ser recebida como um Clínica geral e sente um carinho especial para a pediatria. Durante  todos estes anos, muitas congregações a têm convidado. Disse-nos que sentiu mui claramente que seu lugar era aqui conosco. Dayca repetiu várias vezes "isto é o que eu quero viver"... Este é o carisma que eu estava procurando"... "Desejo ser a primeira irmã haitiana da Congregação"... " Eu também quero trabalhar com os pobres", etc. 

 

Louvamos a Deus e agradecemos Rosa Boni por sua coragem para voltar ao Haiti, reintegrando a Comunidade:  “Não pude resistir à chamada para retornar, pois senti que "o Haiti é minha casa". 

 

Ela, nós,  e o povo, estamos todos muito felizes com seu retorno. Começamos a abertura da Copa do mundo com sua presença. Obrigado à província de São Paulo, por sua generosidade!

Mas a família não pára aqui. Esperamos, também para os próximos meses a Irmã Ednéia, uma irmã jovem da província do Mato Grosso, que fará um estágio aqui conosco antes dos votos perpétuos. Será certamente para ela e para nós uma experiência profunda de Deus! Nossa alegria é intensa.

Partilhamos também com vocês que a construção do Centro de Formação Social está um pouco atrasada mas já temos um carro Toyota, para o serviço do Centro. É o resultado de um esforço conjunto das irmãs e irmãos De la Salle. Somos solidárias com os Irmãos e a empresa que realiza a construção do Centro, que ultimamente têm sido vítimas de dois roubos muito importantes por uma gangue armada. Pensamos que estas pessoas não são daqui. Esses eventos têm atrasado o trabalho. 

 

Também dizíamos que tínhamos que lhes dar notícias não muito agradáveis. Por exemplo, agora há um foco muito forte de um mosquito chamado "chingunkunea", com sintomas semelhantes da dengue. O espetáculo dos corpos doloridos, andando pelas ruas, tentando entrar em um destes "tac - tac", é insuportável.

 

Em nossa comunidade, Izabete e Isabel viveram isso;  ambas estão se recuperando, mas lentamente. Para Isabel é mais difícil pois acabava apenas de ter a dengue e também uma infecção respiratória. Nós estamos olhando com a Equipe Geral de animação a oportunidade para que ela saia um pouco daqui e poder refazer sua saúde. 

 

Desejamos para todas, para todos, o impulso do Espírito Santo que nos leva por caminhos desconhecidos.

 

Suas irmãs da comunidade missionária do Haiti: Antonia, Izabete e Isabel. Haïti junho de 2014