Leigos e Jovens


[Voltar]

ENCONTRO DO MILFA NA CHÁCARA SANTA ROSA – CÁCERES- MT

Milfa= Missionários leigos/as da Família Azul

No dia 11 de julho deste ano, tivemos a bênção de poder estar

com o Pe. Spenser e refletir com ele dois pontos importantes: Carisma e Missão. Pudemos entender que Carisma e vida implica em Missão-Ação. E, Missão não é só fazer o bem.É preciso se deslocar de um lugar para outro. Fazer escolhas.

O missionário se envolve na realidade tal qual ela é. Pessoas missionárias fogem do padrão. Arriscam-se e são persistentes. Não te “pré-conceito”. Missão é entrega total de si mesmo.

A missão é experimentada no grupo. É resultado de um encontro. Surge da abertura para uma realidade que pode provocar muitas mudanças. Alera relações experiências, atitudes. É um encontrar Deus e, sem essa relação com Ele, nós nos tornamos meros agentes sociais.

O outro com quem interajo, não é o outro que sonhei, mas o outro que tenho.

O que muda a gente de fato? O apaixonamento.

Só o apaixonamento é capaz de ver a capacidade do outro.

Carisma: faz parte do ato criador de Deus para a gente viver bem. Quem tem o carisma cristão tem a feliz capacidade de juntar pessoas. Procurar novas fronteiras.

A espiritualidade entre leigos e religiosos pode ser comum. Toda espiritualidade Carismática provoca algum tipo de missão. É Deus quem dá a unidade dos carismas.

Como filhos e filhas de Deus, reconhecemos que só Ele é o Senhor. Ninguém é senhor do outro. Só Deus é Pai.

 

O encontro, para nós foi muito proveitoso. Fez-nos refletir bastante sobre nossa missão de leigos/as da Família Azul. O mundo nos espera. Emilie, também, para que continuemos levando o Espírito Azul a todos que precisarem, sobretudo aos pobres e membros sofredores de Jesus.

(Relato feito pelo grupo de Poconé).

Acolhida da Cruz da Jornada Mundial da Juventude e do Ícone de Nossa Senhora na Diocese de São Luiz - Cáceres – MT.

Milhares de pessoas se reuniram para acolher e acompanhar o trajeto da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora na Diocese de São Luiz de Cáceres, no dia 28 e 29 de julho de 2012.  

No sábado (28/07/2012), Cáceres e regiões com caravanas, compareceram para o evento e fizeram uma grande movimentação para acompanhar o trajeto dos Símbolos de Fé pela cidade.  A Juventude, sedenta de bênçãos, compareceu em massa e muitos fizeram o trajeto a pé.   A Cruz Peregrina visitou as principais comunidades de Cáceres, terminando assim o trajeto às 18h na Catedral São Luiz, seguindo para a Praça da SEMATUR, onde foi dado início à Santa Missa presidida por Dom Vilar e os Párocos da Diocese com os Símbolos presentes, abençoando toda a população de Cáceres.  Após a Santa Missa foi aberto um momento, para que as pessoas pudessem tocar a Cruz e o Ícone, pedir bênçãos e curas de que necessitavam.  À noite, foi encerrada com grande louvor e por apresentações de bandas religiosas e danças.

No domingo (29/07/2012), pela manhã, a banda do Exército brasileiro prestou homenagem aos Símbolos com lindas canções; a juventude abraçou a Cruz e o Ícone, que seguiu em procissão à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, para dar continuidade ao evento que se estendeu até as 18h com testemunhos de vida, muito louvor, reflexão da Palavra de Deus e com a Santa Missa presidida por Dom Vilar e por Dom Paulo Antônio de Conto, bispo da diocese de Montenegro, Rio Grande do Sul.

Estavam presentes nossas irmãs: Leila Cardoso, Cléa Regina e Maria Guilherme, coordenadoras, professores, colaboradores e alunos do Colégio Imaculada Conceição.