Encontro das Superioras Gerais - Roma  em 2016


[Voltar]


« Tecer a solidariedade global  para a vida »


« Tecer a solidariedade global  para a vida »

 

Du 9 au 13 mai 2016

 

 

Nuria Bayo Blasco, como superiora Geral e Marie Sidonie Oyembo como Presidente continental da vida consagrada na África, fizeram parte da XXª Assembleia Plenária da UISG União das Superioras Gerais em Roma.

 

 

Os diversos encontros, conferências, equipes de trabalho, celebrações, a audiência com o Papa e a Eucaristia, orientaram em direção a esta experiência única: tecer a solidariedade global para a vida.

 

 

"Tecer", um gesto de vida que cria e recria laços, que harmonizam as cores, que unifica, acaricia...

 

 "Tecer" a vida iluminada pelo gênero feminino fecundado pelo Evangelho génie féminin fécondée 

 

"Tecer" a vida a taravés de uma escuta atenta das periferias, uma presença de qualidade que une a redes e parcerias de solidariedade.

 

"Tecer" a vida com um coração de mãe como Maria, Ícone da Igreja. Um coração terno, paciente, delicado.

 

 

Nossas duas irmãs partilham suas experiências.

 

 

"Para mim, é a primeira vez que participo a uma tal assembléia  com animadoras da vida consagrada vindo do mundo inteiro. O que me  marca é a experiência do encontro com multiplos rostos vindos do mundo inteiro. Um apelo muito forte a me converter a esta solidariedade, abrindo minhas entranhas e meu coração para que a vida circule em mim e ao redor de mim.

Uma visão e uma compreensão forte da circularidade e da solidariedade como chave para viver o 4º voto.

 

Conservo também numerosas aprendizagens para a animação em minha comunidade, em minha província e no continente africano através da missão da COSMAN.

 

 

Tomei mais consciência da força da vida consagrada na África, pois mais de 50% das 870 superioras gerais tinham comunidades na África.

 

 

Senti-me sustentada na missão pelo Prefeito da vida consagrada que me recebeu na CIVCSVA e com quem tivemos intercâmbio muito frutuoso.

 

 

O encontro com representantes da USG, UISG e da Associação dos Africanos em serviço nos generalatos de um lado, com organismos que sustentam a vida consagrada como Conrad Hilton Fondation  me abriram os olhos et enriqueceram minha experiência para ver o futuro com novos horizontes de colaboração e solidariedade.

 

 

Pude sentir também o compromisso de outros continentes que representados por suas presidentes: Asia, Oceania, Europa, América do Norte e América do SUl... uma rica e densa experiência para a qual eu canto "Laudato SI".

 

 

Eu agradeço as irmãs de minha comunidade que me substituíram em minhas responsabilidades cotidianas.

Meu reconhecimento vai também ao local de minha província sem a qual eu não teria vindo viver esta experiência.

Obrigada às duas comunidades de Roma que me acolheram bem.

 

 

Com um coração renovado, cheio de vida e alegria, eu retorno a minha província a serviço de minhas irmãs e da vida consagrada na África".  (Sr Marie Sidonie).

 

 

"Com muita alegria e esperança vivemos com M Sidonie esta semana cheia de apelos e de confirmações que tornam real nosso Projeto de Congregação. Vemos que estamos a caminho e que toda inspiração de Emilie de Villeneuve é para nós uma resposta às realidades de hoje. Nós partilharemos os temas com vocês.

 

 

Permanecemos em comunhão e rezamos juntas pornosso Conselho de Congregação. Com muita esperança e alegria, nós continuamos o caminho". (Nuria).