4° jornal do SIPT

 

 

Libreville, 19 de agosto de 2012


Deus + só!

 

Querida irmãs, queridos irmãos, queridos leigos e amigos de Emilie de Villeneuve,

Comunidade irmã Léontine GODARD
Comunidade irmã Léontine GODARD

É com alegria que partilhamos com vocês a síntese que marcou nosso último módulo de formação: mulheres na Bíblia, as chaves para interpretar a palavra de Deus a partir de uma perspectiva feminina. Isso foi para nós a oportunidade de beber na fonte da Sagrada Escritura, liderada por nossa irmã Marie Philomène DIOUF, nos dias 08 a 13 de agosto de 2012.
Aceitamos que a Bíblia é a história da humanidade, uma junção entre Deus e sua criatura, uma releitura do encontro com Deus e seu povo.
O livro do Êxodo, é um livro fundamental que focaliza a história da salvação no Antigo Testamento, mostra-nos um Deus próximo de seu povo. Na verdade, o povo de Israel, no deserto, sentindo-se sozinho, fará a experiência de uma total dependência oposta àquela de Deus, que o ajudou a passar da exterioridade à interioridade. Irá lembrar-se da misericórdia e ternura de Deus. A mais bela obra de Deus surge então de uma qualidade feminina. 
Aproximando-nos das mulheres do Antigo Testamento, percebemos que muitas dentre elas encontram-se dentro do modelo padrão. São portadoras de VIDA, criativas e inteligentes. Estão onde devem estar e no momento oportuno. Estas são as mulheres que vivem em profunda intimidade com o Deus de Israel. Tamar e Rahab são particularmente interpeladas por sua vez para despertar a humanidade para Deus e abrir as portas de nossos corações para acolher o desconhecido.
A reunião que realizamos com algumas mulheres do Novo Testamento, tais como: a Samaritana, a Pecadora, as mulheres anônimas e muitas outras nos mostraram um Jesus sempre presente, à nossa espera, pronto para nos receber, que se deixa tocar por situações nas quais vivem estas mulheres. Um Jesus que pousa um olhar especial a cada uma delas: olhar de misericórdia que as valoriza.  Estas mulheres possuem uma característica em comum: passam o tempo com Jesus, permanecem em sua presença, permitindo um encontro pessoal. 
Nas primeiras comunidades cristãs vemos mulheres embebidas do amor de Cristo participantes da Evangelização, como Priscila. Áquila e Priscila são modelos de uma vida conjugal responsável, comprometida no serviço da primeira comunidade cristã. Priscila é uma das numerosas mulheres que desempenharam um papel importante na Igreja primitiva, do mesmo modo Lídia, Tabita, Cloé de Corinto, Junia, Trifósia e Julia de Roma, Evodia e Síntique de Filipe. Essas mulheres colocaram sua casa à disposição das reuniões das comunidades. A acolhida é um autêntico serviço do Evangelho. São Paulo também situa a mulher em sua identidade: a interioridade. Guardiã da fé, para preservar e doar VIDA. 
A Lectio Divina diária oferece-nos textos com chaves de leitura, iluminando-nos para mergulhar em profundidade e interiorizar esses valores femininos. Como essas mulheres da Bíblia, sentimos esse convite ao nosso redor, para doar a VIDA especialmente lá onde estiver mais ameaçada. Para isso, a Palavra de Deus deve ser o nosso pão de cada dia. É Isso que continuamos experimentando durante este retiro, iniciado dia 17 a 26 de agosto. Continuemos Unidos na oração e na afeição fraterna.

Vossas irmãs da Comunidade Irmã Léontine GODARD
(Yvonne, Marie-Thérèse, Rosette e Madeleine).