Encontro da Rede Azul Social - América Latina
Desculpe-me de não ter lhes dado antes notícias do encontro, mas só hoje que pude parar para lhes escrever. Os preparativos do Encontro da Rede Social, do Seminário dos Educadores, mais a Assembléia da província foi impossível parar. Mas no final nos alegramos, pois tudo dá certo! Angélica, Carolina, Dolores (Paraguai) e Cristina (Uruguai) retornaram contentes.
Depois do encontro do Paraguay foi essa, a oportunidade que tivemos para nos encontrar como Rede de Solidariedade, a fim de partilharmos nossas experiências de Missão com os mais pobres, a nível de América Latina. O convite para participar do Seminário da ANEC (Associação das Escolas Católicas) em parceria com outras organizações possibilitou a participação de irmãs e leigos que juntos, assumem a missão de tornar vivo nosso Carisma.
No dia 03/10 nos reunimos como equipe na casa Provincial, para compartilharmos nossas conquistas e desafios. Sentimos que o compromisso com os mais pobres é prioridade e somos continuamente convocadas a nos fortalecer, para intervir nas diferentes situações, onde a vida está sempre ameaçada. Temos a necessidades, na medida do possível, intervir nas causas que colocam tantas pessoas na situação de miséria. A melhor forma é a nossa intervenção para efetivar as Políticas Públicas, que faverecem a população de forma coletiva e não pontual.
Dia 04 - Visita aos diferentes locais dos trabalhos sociais: Quintal da Criança, (Centro de São Paulo), Centro Social Esperança e Obra Social Coração Imaculado de Maria. No lar Infantil coração de Jesus, em Cotia, não foi possível devido as distâncias.
Na riqueza e simplicidade da partilha, vimos que os trabalhos realizados, acontecem em parceria com o poder público, com organização não governamental, que comungam conosco os mesmos sonhos e Carisma.
Sentimos que o trabalho social não está fechado no interior de nossas instituições, mas existem abertura para outras organizações que, de certa forma nos complementamos, nos diferentes atendimentos as necessidades da população em situação de vulnerabilidade e riscos sociais.
Nas partilhas se comunicavam : sonhos, entusiasmos, desafios, esperanças, compromissos e forte desejo de qualificar nossa presença junto aos pobres, para que eles possam ser pessoas autonomas, capazes de reconhecer e conquistar seus direitos na sociedade e deles desfrutar.
No dia 05 - Participação do Seminário, que teve como objetivo refletir sobre o papel do Educador Social que atua nas Entidades Sociais Católicas, a partir das temáticas: MISSÃO, IDENTIDADE E PROTAGONISMO, com o propósito de contribuir para uma Educação e formação, humana, libertadora, ética e cristã.
Éramos em 353 pessoas, representando 49 Entidades. Iniciamos com uma oração, criando um ambiente de espiritualidade que nos ajudasse a viver o lema do encontro, tendo os "olhos fixos em Jesus... e os pés firmes no solo das comunidades".
Pessoas com uma significativa experiência no campo do trabalho social nos ajudaram a VER, JULGAR E a forma de AGIR no contexto de exclusão social que vivemos. Foi um dia de intensa reflexão, às 18 horas retornamos a casa Provincial onde Glorinha nos esperava com uma bom jantar!
NOSSA PROPOSTA: Visto que os pobres são os primeiros destinatários da Missão de EMILIE. Portanto hoje, cabe a nós dar continuidade a sua Missão, de tornar vivo o Carisma, estando atentas a ouvir, onde a Voz dos Pobres nos chamam e muitas vezes, são vozes seliciadas por tantos mecanismos utilizados pela sociedade. Vemos como necessidade uma reflexão maior, um acompanhamento e um investimento mais sistematizado para que possamos dar continuidade a essa REDE de SOLIDARIEDADE.
Um abraço com muito carinho;
Angélica, Cristina Pedrana e Mara
Grupo Missionário do Colégio Imaculada Conceição de La banda Del Rio Salí, Tucumán Misión 2013, Embarcación-Salta
Depois de 4 anos de missão em S.Paulo, Tucumán, o grupo missionário do CIC-Tucumán colocou-se o desafio de buscar um novo lugar onde realizaria a experiência que chamaram
“A grande Missão”. Buscaram diferentes possibilidades até que, em diálogo com o Bispo de Orán, Pe Marcelo Colombo, encontraram que a Paróquia São Roque em Embarcación, província de Salta, abriu suas portas.