MISSÃO AZUL NA GUINÉA BISSAU


[Voltar]


Guiné Bissau - São Domingos

FORNO SOLAR

De 3 a 5 de março de 2014, acolhemos três italianos e um Guineano para uma formação sobre o forno solar. Participaram as jovens e senhoras que vêm para a costura, duas paroquianas e nós, as três irmãs. Da teoria à prática, descobrimos as vantagens desse material, seu funcionamento e aprendemos a fazer a montagem. Estávamos todas admiradas de sua eficácia e de ver em pouco tempo o que preparamos sem cansaço e com muita economia.
Na tarde do dia 4, aprendemos a fazer jardinagem num saco. As fotos ilustrarão. São lindas experiências que vivemos e todas as que participaram ficaram satisfeitas com essa maravilha do Senhor e estão prontas a comprar o aparelho a 9750 FCFA (15 euros), pequena quantia em relação ao seu valor. (250 euros)

ENCONTRO DAS MULHERES CATÓLICAS

Para dar continuidade ao primeiro encontro realizado no dia 16 de janeiro, as mulheres católicas, acompanhadas por Irmã Hélène e Irmã Ines Germaine foram a uma aldeia dos arredores de São Domingos, precisamente em Mandina, a fim de viver um dia de reflexão com suas homólogas de três outras aldeias. Elas eram em número de cinquenta e uma. Sua reflexão foi sobre o papel de responsável e colaboradora do homem na família e na sociedade, esclarecida pela meditação apresentada pelo nosso vigário Padre Stephen sobre o texto de Gen 1,27-31.
As irmãs lhes propuseram de percorrer todas as aldeias a fim de conhecer melhor as realidades e reforçar os laços entre elas. Um bom ambiente reinou durante o dia e elas se separaram na alegria até um próximo encontro.


Acontecimento marcante: Abertura do Jardim da infância "Emilie de Villeneuve"

O Jardim da Infância "Emilie de Villeneuve" de São Domingos abriu suas portas a 13 pequenos de 3, 4, 5 anos que são, agora, em número de 20, dos quais 8 meninas e 12 meninos. São 10 em seção menor e 10 em seção média. Os dois que têm 5 anos ficam na seção média, de acordo com os pais, mesmo se eles perdem um ano. A cerimônia de abertura começou às 10h30, justo o tempo de acolher as crianças, seus pais e os convidados. Estavam presentes os dois delegados das Nações unidas, os dois diretores de dois pré escolares particulares da cidade, o presidente dos pais de alunos das escolas de São Domingos, o diretor da ONG World Education sediada em São Domingos há três anos, o vigário da paróquia com seu secretário.


Após a instalação na sala de aula, começamos com uma linda celebração que o Padre Franco, vigário, preparou. Em seguida ele abençoou o local, colocando uma cruz na parede para que o Senhor seja o Educador e abençoe os que entrarem pela porta da sala: as crianças, as educadoras e os pais de alunos. Terminada a oração, Marie Pauline desejou as boas vindas a todos, especialmente às crianças. Em seguida partilhamos um lanche preparado na véspera por dois pais de alunos (bolos, doces e tortas). Tudo transcorreu na simplicidade.

FESTAS DE NATAL

São Domingos, 24 de dezembro 2013

 

O Emanuel nasceu no coração dos homens que Ele tanto ama para morar aí para sempre:  Natal paz e alegria em nossos corações

 

Queridos irmãos e irmãs

 

As festas de Natal são sempre uma ocasião para uma família se encontrar a fim de partilhar momentos de alegria, celebrar a vinda de nosso salvador e desejar o melhor para um novo ano fecundo em graças e bênçãos.


A comunidade de São Domingos se une a vocês para desejar um Feliz Natal e um Ano Novo Feliz. Que o Emmanuel seja para cada um e uma, a fonte que alimenta nossas vidas para ser verdadeiros homens e mulheres, discípulos a caminho ao encontro do outro que nos ajudará a ver, a acolher e a descobrir as luzes que brilham em nossos caminhos  de missão.
 
Em todo o mundo, temos caminhos de missão diferentes conforme  a realidade dos países e das pessoas que encontramos todos os dias.

 

Desde o retorno a São Domingos, após a Assembléia Capitular no Senegal, começamos o ano apostólico com o mês do Rosário vivido de forma diferente este ano. Como de costume, nós íamos recitar o terço nas casas, alternadamente,  e toda quinta-feira celebrávamos a missa nas famílias de casais casados na igreja, isto para iniciar este pequenas comunidades eclesiais de base. Os fiéis vinham em grande número participar mais das celebrações eucarísticas que durante a recitação do Rosário.

 

No Dia Mundial de Oração para a missão, que é ao mesmo tempo, a abertura do ano pastoral, todas as comunidades cristãs das aldeias próximas vieram para passar o dia com a de São Domingos. Tivemos uma bela celebração eucarística seguida de uma refeição compartilhada e uma tarde recreativa. No final do dia, Sr Helen aproveitou a oportunidade para reunir as mulheres a fim de completar o programa de encontros para a formação espiritual e outras atividades que as reunirão de tempos em tempos.

 

Para dar seguimento, as comunidades eclesiais de base se reunem a partir de novembro a cada sexta-feira para compartilhar o Evangelho. Elas são em número de quatro, cada uma com o nome de um santo que eles mesmas escolheram. São Pedro, São José, São Kisito, São Francisco Xavier.

 

Para a festa de Cristo Rei e para marcar o encerramento do Ano da Fé, fizemos uma procissão partindo da antiga capela, onde as Missas eram celebradas no início da missão. Cada responsável da comunidade levava uma cruz. Reafirmamos a nossa fé e, em seguida, fomos para o grande igreja. Esta última foi fortemente danificada pela queda de uma árvore em novembro. A reparação está em andamento, mas, infelizmente, não termina antes do Natal. Vamos celebrar a véspera de Natal sob as estrelas.

 

Foi um belo dia agraciado com a presença do Provincial Irmã Marie Rose Dione e sua assistente Marguerite Pascale Sadio que vieram visitar-nos para ver  conosco os projetos da missão e encontrar o bispo local.

 

No centro as atividades começaram desde novembro, com poucos alunos. Outros se inscreveram, mas por causa da colheita de amendoim e arroz, eles ainda não chegaram. Eles começaram com a fabricação de sabão e suco, aprendizagem de costura e tingimento. As mulheres, por sua parte, começaram as actividades de jardinagem este ano mais cedo do que o habitual, mas se deparam com algumas dificuldades por causa de insetos que retardam a produção.

 

No dia 7 de dezembro, por ocasião da festa da Imaculada e do encerramento do Ano da Fé nós participamos da peregrinação diocesana a Cachéu, lugar onde foi celebrada Missa em Bissau pelos primeiros missionários franciscanos. Para preparar a festa, fizemos a novena com a comunidade paroquial meditando a partir de diferentes olhares e textos evangélicos propostos pela congregação.

 

No dia 1O dezembro, um dia de sensibilização pela luta contra a violência foi organizada pelas  Nações Unidas. Nós participamos  preparando  os corações valentes para apresentar peças de teatro, poemas, partindo de situações de violência vivida em suas comunidades. Eles fizeram uma caminhada de ida e volta a uma distância de sete quilômetros. Inês e M Pauline compareceram..


Em 13 de dezembro, uma feira agrícola foi realizada na cidade vizinha (Ingoré) organizada pela ONG Ação e Desenvolvimento com o tema: A livre circulação de bens e pessoas de um país para outro para o mundo rural . Este encontra muitas dificuldades em vender seus produtos para fora do país, por causa das  taxas altas demais nas fronteiras e no interior do país. Na programação,  algumas autoridades especializadas nesta área tomaram a palavra e houve uma exposição de produtos locais do setor agropecuário. Irmã Hélène e Inès compareceram trazendo alguns produtos feitos no Centro de Formação.


Dizemos obrigado por todos os votos de Natal e ano novo recebido em todos os lugares.


Que o espírito da Beata Jeanne Emilie de Villeneuve nos una diante do presépio para receber as graças que nossa querida congregação precisa para abraçar os novosscaminhos de vida.


Nós as abraçamos com toda afeição