Formação Integral

 IV SEMANA DE FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL EM RIBERÂO PRETO – São Paulo

A Cidade dos Meninos, neste tempo jubilar de seus 50 anos, participou de 10 a 20 de Novembro 2011 em Ribeirão Preto - São Paulo de uma capacitação de sua equipe técnica para a construção de um Projeto Coletivo de Humanização a partir das forças vitais humanas.

Diferentes tempos fortes de formação: Lideranças Jovens (70); Pais (86); Professores, Coordenadores (92); Religiosas de seis Congregações (40) vindas de vários Estados do Brasil, estávamos todos reunidos no Colégio Santa Úrsula de Riberão Preto em São Paulo para construir um Projeto Coletivo de humanização através das forças vitais humanas, numa relação de abertura e de liberdade e terminando pela descoberta do CARISMA na PESSOA e não nas obras!

Organizado pelas Irmãs Ursulinas: Sueli Venâncio com a colaboração dos 06 membros da Rede IFHIM_Brasil, da qual Izabete Dal-Farra (Congregação Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Castres) é membro ativo. A Assessora, que pela quarta vez veio ao Brasil, foi Marie-Marcelle Desmarais. Religiosa de nossa Senhora de Montréal, formadora internacional trabalha a partir da abordagem psicológica da Formação Humana Integral pela atualização das Forças Vitais Humanas, descoberta pela Dra Jeannine GUINDON. Foi ela quem descobriu no CARISMA, um caminho da Integração Humana, interligado pela força vital do AMOR UNIVERSAL, na experiência de vida do(a) fundador(a) ou pessoa inspiradora, com a Palavra de Deus.

Com 70 Jovens construtores de pontes de paz no coração das diferenças, numa aprendizagem ativa do amor ao outro, sem prejudicar a si mesmo. Um jovem adolescente, rapaz determinado, não consegue ver suas decisões, tocado pela dor e a fraqueza das lágrimas, no momento da morte do pai de seu amigo. A formadora o ajuda a descobrir que: “Chorar não é fraqueza, faz parte de nossa humanidade, na sensibilidade de seu coração aberto às necessidades do outro.”

Com os 86 pais, num atelier sobre a “Arte de ser pais”, trabalhamos a gestão das emoções para poder não explodir diante das crianças e jovens, construindo a paz a partir da relação familiar. O desenvolvimento humano foi focado nas idades de zero a três anos para ajudar a compreender a dificuldade do nosso povo no Brasil, ligada ao poder e divisões diversas que acabam excluindo as pessoas, quando queremos incluir. O sentido da pertença à família foi elaborado na construção da confiança, preparando-os a abertura, primeiro indo ao encontro do outro e em seguida indo ao encontro do diferente além-fronteiras, onde em atos o amor universal se concretiza. As tomadas “de consciências foram tempos fortes que iluminaram os olhares de muitos: “Precisamos criar condições de abertura na relação, agora temos novos meios! “

IV JORNADA: de FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL participaram 92 professores do Colégio Santa Ursula o qual celebra 100 anos de Presença educadora em Riberão Preto. O Projeto Coletivo de Humanização concretizou-se em expedições vivenciada de diferentes maneiras durante uma tarde de formação. Reler decisões tomadas na relação humana face aos desconhecidos mostrou a grande capacidade de relação destas pessoas que se abrem para desfazer as barreiras das classes sociais.A ultima etapa foi o ATELIER CARISMA - Lideranças e desafios, que durou 5 dias integrando a experiências pessoal atualizadas com experiências fortes do Fundador que nos conduz à Palavra de Deus. Quantas riqueza! Os participantes puderam descobrir que o CARISMA está na pessoa e não nas obras! Isto orienta uma nova maneira de viver a ternura em gestos de amor concreto, na liberdade e na autonomia psíquica.

Novos grupos começam a vivenciar a mesma experiência em Valadares!

Izabete Dal-Farra, CIC - 26/11/2011

dalfarracic@yahoo.fr

 

Messe d'ouverture de l'Année Jubilaire des 50 ans de Cidade dos Meninos

 

 

Dia 30 de Setembro 2011 - A Missa celebrada pelo Bispo, Dom Werner, marca solenemente a Abertura do ano Jubilar da  Cidade dos Meninos, durante este tempo de  visita de nossas Irmãs Anne Beatrice Faye e Ivanete Dal-Farra em Governador Valadares. 

 

Aqui,  a solidariedade não tem fronteiras!  A Criança é o Patrimônio da humanidade!  

 

Você conhece a linda História de Solidariedade Humana construida ao longo destes 50 anos?  Um tempo de esperança se abre nas fronteiras novas das ações missioánárias que vamos fazendo acontecer no olhar e nos gestos de amor e dedicação de cada dia! 

 

 Neste ano, 7 crianças foram adotadas recendo uma nova famiília, outras voltaram para suas casas graças aos vínculos familiasres que foram reconstruidos,  com  a  perseverança dos educadores e das Irmãs. 

 

 Irmas Azuis e Educadores Sociais acolhem crianças e adolescentes vitimas da violência, da droga,da bebida,  do abandono familiar... São os mais pobres encontrados na beira dos caminhos da vida!  Na Cidade dos Meninos  eles encontram a presença da ternura de Emilie que acolhe, educa e dá condições dignas para crescer feliz e aprender a ser  gente de valor!   

 

Outras atividades vão ser vivenciadas neste ano. Fique conosco na abertura aos outros  e no amor em atos!

 

 

 

Izabete Dal Farra